Graças a Deus O Campeonato do Mundo Chegou
Nos últimos meses o medo cresceu muito a cerca das possibilidades de novas guerras a volta do mundo. Por causa do campeonato do mundo, pararam muitos conflictos ou pelo menos houve uma diminuação de tensão entre facções. Um bom exemplo é a Costa de Marfim. Alenda nos indica uma paragem e unificação enquanto a equipa está a jogar. Sérvia e Montenegro agora são países diferentes, mas continuam a jogar juntos numa só equipa. É melhor ver jogos a desenrolar rivalidades entre países europeios, nas Americas, e na Ásia, quer dizer à volta do mundo.
No entanto, isto não está a acontecer. Nem nos jogos olímpicos, nem nos campeonatos do mundo temos a realização dos nossos sonhos de paz, bondade, e sentidos de sermos irmãozinhos. Temos de esperar um bocadinho para vermos mais jogos com países como o Irão contra os Estados Unidos, como Costa de Marfim contra Gana, como Inglaterra contra Argentina e hoje há o joh«go entre a Alemanha e a Polónia..
Além disso, não basta falarmos assim das rivalidades, mas temos de falar das realidades. Enquanto estamos a tratar a febre do Campeonato do Mundo, Temos a continuação de Guerra no Iraq. Temos a complexidade em Timor-Leste. Temos uma nova situação entre o Israel e a nova guerra civil no estado de Palestínia. E temos os conflictos e tensões escondidos e esquecidos em África, Ásia, e America do Sul. Ao mesmo tempo, existe ainda agoraoutros problemas de crescimetno de racismo e ameaças sem razão.
Enquanto estamos a dormir e os telejournais usam apenas dez minutos para notícias e o reste ao Campeonato do Mundo, os políticos e minístros dos governos têm uma alegria sem igual, porque conseguem escrever leis e aumentar os salários deles próprios e praticar corrupção abertamente porque não estamos a prestar atenção. É uma imaginação horrível que eu tehna!
Eu gosto muito de desporto. Não quero dizer nada contra o Campeonato do Mundo. É só a nossa atitude e o nosso sonho que os encontros desportivos sejam a esperança do mundo, e não são. Vamos ver uns bons jogos, atletas e espectáculos. E vamos ouvir o bom dito africano: «Fechámos os olhos enquanto o missionário orava e depois descobrimos que o missionário tinha roubado tudo.» Que não fechemos os nossos olhos assim nesta altura!
0 Commentários:
Enviar um comentário
<< Home