6.01.2006

A Caneta Tem Poder, Porque O Uso

Aprendi que a caneta tem mais poder do que a espada. Agora, estou a ver que a espada fala mais línguas e mais do que a caneta. Embora haja tantas promessas de paz e justiça, há mais crueldade, conflictos, e injustiça. O mundo não está a elvolver ao melhor.

Hoje é o dia da criança. Portugal está a celebrar. Ao mesmo tempo, há muita discussão nos meios de comunicação social sobre o estado de educação. Ninguém parece satisfeito. É claro que a caneta não tem o papel preciso na sociedade.

Mas qual é o problema e quem deve tomar responsibilidade? As crianças são preguiçosas, e como é que pode o professor ensinar sem vontade do aluno? Os pais não apoiam a escola, mas deixam o aluno faltar as aulas. O curso não é bem construido para criar ambientes de aprendisagem. Os professores são mais preocupados com as suas carreiras do que os alunos. Em frente do Minístro de Educação, o Presidente, e a Assembleia colocamos todas as culpase pedimos uma solução.

Afinal, a culpa chegou no topo do governo. Fugindo a responsibilidade, deixamos as canetas nas mãos da classe alta, educada, do poder. Há um problema, é deles. A caneta passa sob o controlo da espada.

Mas eu não preciso de deixar a caneta em mãos desconhecidas. Eu não fico na misericórdia dos jornais, reportagens, ou ou políticos. Eles têm poder através da minha fé, e as minhas opiniões são minhas. É possível ouvir e perceber a verdade das distorção. É só pegar na caneta.

No entanto, a caneta é pesada. Pegar na caneta significa que eu tenho de ler tudo, e saber mais do que os outros. Pegar na caneta significa que eu tenho de receber toda a culpa pelas problemas. Pegar na caneta significa que eu tenho de ficar mais ativo em relação à educação de mim e outros. Pegar na caneta significa que eu não posso culpar professores, pais, alunos, sistemas, minístros, políticos ou os média. É possível governar mim próprio.

«O Espírito, pelo contrário, produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, dominio de si mesmo. E contra estas coisas não há lei.» »Para se conhecer a sabedoria e a instrucção; para se entenderem as palavras de inteligência; para se instruir em sábio procedimento, em rectidão, justiça e equidade; para se dar aos simples prudêmcia, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também o sábio e cresça em ciência e o entendido. O temor do Senhor e o princípio do conhecimento.»

Por favor, peguem na caneta.

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